sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Bipolaridade, desequilíbrio... perigo iminente?

Encontrei um site essa semana que explica muito bem esse tal de transtorno bipolar. Vou deixar uns trechos aqui, mas quem conhecer alguém que tenha esse transtorno ou se vc mesmo tiver, dá uma olhada: é praticamente o que acontece na vida real.
O que é?
O transtorno afetivo bipolar era denominado até bem pouco tempo de psicose maníaco-depressiva. Esse nome foi abandonado principalmente porque este transtorno não apresenta necessariamente sintomas psicóticos, na verdade, na maioria das vezes esses sintomas não aparecem. Os transtornos afetivos não estão com sua classificação terminada. Provavelmente nos próximos anos surgirão novos subtipos de transtornos afetivos, melhorando a precisão dos diagnósticos. Por enquanto basta-nos compreender o que vem a ser o transtorno bipolar. Com a mudança de nome esse transtorno deixou de ser considerado uma perturbação psicótica para ser considerado uma perturbação afetiva.
A alternância de estados depressivos com maníacos é a tônica dessa patologia. Muitas vezes o diagnóstico correto só será feito depois de muitos anos. Uma pessoa que tenha uma fase depressiva, receba o diagnóstico de depressão e dez anos depois apresente um episódio maníaco tem na verdade o transtorno bipolar, mas até que a mania surgisse não era possível conhecer diagnóstico verdadeiro. O termo mania é popularmente entendido como tendência a fazer várias vezes a mesma coisa. Mania em psiquiatria significa um estado exaltado de humor que será descrito mais detalhadamente adiante.
A depressão do transtorno bipolar é igual a depressão recorrente que só se apresenta como depressão, mas uma pessoa deprimida do transtorno bipolar não recebe o mesmo tratamento do paciente bipolar.
Sintomas (maníacos):
Sentimento de estar no topo do mundo com uma alegria e bem estar inabaláveis: nem mesmo más notícias, tragédias ou acontecimentos horríveis diretamente ligados ao paciente podem abalar o estado de humor. Nessa fase o paciente literalmente ri da própria desgraça.
Sentimento de grandeza: o indivíduo imagina que é especial ou possui habilidades especiais, é capaz de considerar-se um escolhido por Deus, uma celebridade, um líder político. Inicialmente quando os sintomas ainda não se aprofundaram o paciente sente-se como se fosse ou pudesse ser uma grande personalidade; com o aprofundamento do quadro esta ideia torna-se uma convicção delirante. 
Sente-se invencível, acham que nada poderá detê-las.
Hiperatividade: os pacientes nessa fase não conseguem ficar parados, sentados por mais do que alguns minutos ou relaxar.
O senso de perigo fica comprometido, e envolve-se em atividade que apresentam tanto risco para integridade física como patrimonial.
Os pensamentos correm de forma incontrolável para o próprio paciente, para quem olha de fora a grande confusão de idéias na verdade constitui-se na interrupção de temas antes de terem sido completados para iniciar outro que por sua vez também não é terminado e assim sucessivamente numa fuga de idéias.
A maneira de falar geralmente se dá em tom de voz elevado, cantar é um gesto freqüente nesses pacientes.
A necessidade de sono nessa fase é menor, com poucas horas o paciente se restabelece e fica durante todo o dia e quase toda a noite em hiperatividade.
Mesmo estando alegre, explosões de raiva podem acontecer, geralmente provocadas por algum motivo externo, mas da mesma forma como aparece se desfaz. 
A fase depressiva
Na fase depressiva ocorre o posto da fase maníaca, o paciente fica com sentimentos irrealistas de tristeza, desespero e auto-estima baixa. Não se interessa pelo que costumava gostar ou ter prazer, cansa-se à-toa, tem pouca energia para suas atividades habituais, também tem dificuldade para dormir, sente falta do sono e tende a permanecer na cama por várias horas. O começo do dia (a manhã) costuma ser a pior parte do dia para os deprimidos porque eles sabem que terão um longo dia pela frente. Apresenta dificuldade em concentrar-se no que faz e os pensamentos ficam inibidos, lentos, faltam idéias ou demoram a ser compreendidas e assimiladas. Da mesma forma a memória também fica prejudicada. Os pensamentos costumam ser negativos, sempre em torno de morte ou doença. O apetite fica inibido e pode ter perda significativa de peso. 

O texto na íntegra está no: http://www.psicosite.com.br/tra/hum/bipolar.htm

Não, não é fácil ter o transtorno. Não é fácil quando vc escuta do médico e do psicólogo que vc possui um transtorno. Ainda mais quando esse é um tipo de coisa que te fazia olhar os outros "transtornados" com tanto receio. Transtornado. É isso mesmo. Vc, que até hj viveu achando que tudo era normal, mas vivia com uma perguntinha no fundo da cabeça que ecoava "será que pra td momento de alegria q eu tenho preciso ter msm um de dor? é a lei do universo? assim que se equilibra?". Vc, minha cara, tem o tão temido transtorno bipolar.
Agora, que vc se aceitou, vc tem ciência da sua "doença/debilidade" e está se tratando, vc escuta pessoas que se julgam muito inteligentes - mais doutoras do que os Doutores - dizerem que vc não tem nada. Sabe por que? Porque vc tenta se controlar, pq vc não deu ainda na cara de ninguém no ápice da sua raiva, pq nessa hora em q vc planejou todo o assassinato da pessoa na sua mente vc simplesmente fugiu pro banheiro pra poder chorar e tremer sem ser vista. "Porque minha prima é bipolar e ela diz q vai se matar, e faz drama.... e isso sim é doença".
Quando pensei em morrer, não fiz drama. Não queria que ninguém soubesse. Até hoje me sinto envergonhada de ter pensado nisso, pois hoje graças à Deus estou em um estado em que consigo realmente perceber o quanto isso faria mal pra minha família.
Ninguém além de mim sabe o que se passa dentro de mim. Podem falar o que quiser, mas não somos livres para chorarmos, esbravejarmos ou sorrirmos. Tudo tem q ter um motivo, e tem q ser um bom motivo. Se vc chorar na frente de alguém, vão ficar te perguntando o que foi. Ou vão dizer que vc é chorona. Ou vão ficar comentando nos grupinhos "Ai, viu fulaninha hj chorando? Q ridícula".
Na real, FODA-SE pra quem me acha ridícula. Não me importo com a opinião das pessoas. O que me incomoda é saber q não sou livre pra viver seja lá qual for o meu momento pq as pessoas vão querer saber o motivo. Às vezes, a gente simplesmente não quer falar. A maioria das vezes a gente só quer um abraço - sincero - no silêncio.
Essa semana q passou me desequilibrei mt. Senti a vida pegar meus sentimentos, colocar na coqueteleira e chacoalhar até eu não saber mais o que era o que. Foi como a enxurrada de coisas ruins: meu tio foi atropelado (mas td está bem), minha irmã foi assaltada (mas tb está bem), sonhei que perdi um dente (o q geralmente dizem q significa morte), sonhei que um gato morreu afogado agarrado a mim... Podem ser motivos "bobos", sei que devo agradecer MUITO ao Senhor por ter sido só o susto com meu tio e com minha irmã, e que graças à Ele ambos estão bem, mas me perdi no meio de tudo isso. E chorei. E quis chorar mais, mas não pude. Porque tinha que dar explicações e escutar como resposta algo tipo "Ai q drama". Ou tive que me conter pra que as pessoas que eu amo e que me amam não pensem que estou infeliz e muito menos que é por culpa delas.
Sim, eu quero ser livre pra chorar no momento em que eu tiver vontade, sem explicações, sem culpar ninguém. Mas nem imagino se algum dia isso vai mesmo acontecer...
A partir de domingo diminuo minha dose de antidepressivo. Estou morrendo de medo mas preciso tentar.

Vou deixar aqui as fotos de umas coisinhas que andei fazendo nesses meses, pra dar uma alegradinha nesse post que ficou muito pra baixo :D
Descanso para copos e Porta-talheres:





Um mini-baú para minha dinda. Detalhe: seu pequeno pedacinho de céu particular.


 


 E por hoje é só ;) Tem que guardar um pouquinho pra depois né!
Que Deus abençoe cada um de vocês todos os dias sempre! Bjitos :****

13 comentários:

  1. Priscylla, vc tem talento para fazer muita coisa linda! Não deixe que isso se perca, jamais!
    Beijos
    ;)

    EuQueroEsseEsmalte

    ResponderExcluir
  2. Estes transtornos são tão comuns hoje. Que nem não nos assustam mais.
    Lindos seus trabalhos
    Passando para desejar
    BOM SÁBADO! ♥
    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, boa sorte pra conseguir diminuir a dose do anti-depressivo, tomara que dê certo! E sei bem como se sente, muitas vezes quero chorar por motivo algum, além de estar triste, e não quero, não posso, não consigo explicar isso.
    Beijocas!

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Flor, eu estou em tratamento contra a depressão, sei bem como é as pessoas falarem que vc não tem nada, e o que sentimos por dentro...
    Mas em fim... não temos nem o que falar...
    Adorei seu trabalho, bonitos e delicados, adorei!!!
    Beijos!!!!!!!!!!!!!!
    http://nailmypassion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Minha nossa, acabei de ver Mirai Nikki e nele me lembra esse lance de bipolaridade, rs.
    E bem, sou sincera que mesmo lendo tudo, não entendo muito bem.
    Ps: Lindas as caixinhas.

    ☠ ‏Vitamina de Pimenta ☠ ‏
    twitter.com/laricrazy_

    ResponderExcluir
  6. ODEIO com todas as minhas forças aquelas menininhas que colocal "consumista compulsiva e bipolar" numa biografia poxa, isso são coisas sérias! A Demi (Lovato <3) sofreu com isso, não só com isso mas mesmo em algumas entrevistas dá para perceber que o humor dela é diferente ela pode estar em uma entrevista estremamente séria e em outra completamente engraçada e alegre e eu não deixo de ama-la por isso e tenho orgulho por ter procurado tratamento, muito orgulho e muita admiração por ela e por você!
    Anne
    meninasantenadas.tk
    PS: muito lindas as caixinhas, minha vó me ensinou a fazer e adoro!

    ResponderExcluir
  7. Eu ja ouvi muito falar sobre bipolaridade, mas de fato não sabia do que se tratava. As vezes acho que passo por algo bem proximo, talvez até seja.
    Obrigada pela visita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Conheço o trastorno bipolar pois sou enfermeira e já trabalhei com pacientes assim. Você tem acompanhamento médico e faz terapia? É o melhor caminho..não diminua a dose de seu remédio por conta própria.
    Gostei dos trabalhos apresentados no post. Parabéns!! Se cuida. Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
  9. Não fique com medo! Tudo vai dar certo! ;)

    Amei as coisinhas que você fez!

    Ótima segunda, Priscylla!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  10. Tudo vai dar certo, força, amei as caixinhas, lindo o baú, beijinhos e obrigada pela visita!!

    http://www.descontraidas.com

    ResponderExcluir
  11. Ótimo texto, gostei da sua abordagem no tema!!
    E adorei suas criações, as caixinhas são lindas!!

    Tem sorteio aki no blog, participa?!
    contemrimel.blogspot.com.br
    Beijoss

    ResponderExcluir
  12. Eu sempre brinco que sou bipolar por mudar de humor,mas a coisa é seria né. Ma não fique com medo não.
    Beijos *-*

    Itgirlsiempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi flor! É realmente muito complexo ser bipolar. Eu sou uma pessoa muito chorona, choro por tudo mesmo, mas acho que não teria nem metade da sua força, se fosse bipolar. É preciso manter o foco, a fé e o amor. Acima de qualquer coisa!
    Quando tiver esses momentos "pra baixo", pense na sua família. Nos momentos bons que você passou ao lado de todos aqueles que você ama... Tente olhar só pras coisas boas. Esqueça as ruins e lembre-se de que você é muito mais forte que qualquer outra pessoa por aí.
    Adorei as caixinhas de artesanato! Minha mãe sempre disse que ocupar a cabeça com esses trabalhos é a melhor coisa que podemos fazer! Pena que eu não tenho o dom, rs

    Beijinhos! Muita força à você, lindona!
    Amei seu blog! :D

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião, ela é importante!